sábado, 28 de novembro de 2015

Meu primeiro emprego e assédio moral


Hoje com 21 anos de idade, que fiz no dia 21 de Novembro, (nossa isso só pode ser um sinal divino) pude perceber o quanto eu era inocente, boba, desinformada quando se tratava do meu primeiro emprego,eu achava que tudo iria ser uma maravilha, e que ia começar ganhando de cara R$ 1.000,00 .

Bem, meu primeiro emprego eu comecei a trabalhar em Janeiro de 2013,até Maio do mesmo ano, não recebi NADA de rescisórios porque havia me revoltado e abandonei o emprego por 3 dias, fui infantil (eu sei) antes de ter feito isso,esperei chegar  o dia do pagamento pra receber e "dar no pé" (hehe),estava maquinando isso na cabeça um mês antes (me senti uma vilã de novela mexicana fazendo isso).

Trabalhava em um instituto educacional (aula de reforço pra que tem grana e pra quem rala pra conseguir também),atendia jovens,crianças mimadas,adultos e quem mais quisesse e a minha antiga "patroa" a dona da franquia (não citarei nomes,não quero ir presa) era exigente ao extremo, porém  humilhava as funcionárias , assediava moralmente e o salário era muito pouco, recebia R$ 550,00 apenas as antigas ganhavam mais ou menos bem em torno de milão por mês,eu não conseguia  nem pagar a minha faculdade de Direito que hoje em dia é muito cara.

No inicio a "Mariazinha" (nome fictício) era um amor com as novatas,depois de um tempo que foi se revelando , minha mãe que havia arranjado esse emprego por indicação de  uma amiga da família (que mico rsrs) ,ai eu fiz uma prova e passei a atuar como Auxiliar Docente,me lembro até hoje do jeito que a Dona Mariazinha dizia pra mim : _"Claraaaaa aqui não é uma colônia de férias ,você tem que ser mais adulta , é uma profissional agora !"(até ai tudo bem), isso estava apenas no primeiro mês.

Naquela época eu já estava namorando o M.W (grandão) e já havia saído da casa dos meus pais, era dia de funcionamento interno na empresa ai a mesma gritou :"_"Essa correção está nojenta , eu não sei como é que eu pago você por uma coisa dessas!" (nessa hora eu comecei a suar frio que nem uma velhinha,ao mesmo tempo que deu vontade de fazer xixi na roupa e uma dor de barriga rapaizzzz #tenso) e mais: _"E não adianta fazer essa carinha de arrependimento não!"genteee eu tinha medo da minha chefe outro dia eu fiz uma pequena grande merdinha e ela gritou só pra variar :_"Adriana,fica no lugar dela, Clara sai da minha frente se não eu te esgano!"  (é tudo real o que aconteceu ,viu pessoal).

Tudo tinha que ser muito rápido, pra ontem, eu me perdia mais do que cego em tiroteio depois do jogo do Corinthians (brincadeirinha) não conseguia acompanhar o ritmo das mais antigas, se contar a fofoca da mulherada (normal) eu me esforçava e a chefe dizia que eu não podia errar NUNCA, (automaticamente com isso eu acabava errando ,oxente errar é humano!).

Mas como tudo na vida tem os dois lados,eu aprendi o lado bom depois que me demiti a lição que tive de tudo isso: eu aprendi a ter disciplina,compromisso,seriedade, ser mais concentrada e estar de corpo e alma (rs) e etc. Quando chegava na sexta-feira eu ficava aliviada e feliz,pois ficaria sem ouvir gritos ufa! sem  brincadeira pessoal ,eu sonhava com a chefe brigando comigo me xingando , não apenas com a minha pessoa mas com todas as novatas, e  ser humilhada na frente de todos ninguém merece!.

Aí eu comecei a sacanear com a cara oriental dela, chegava no trabalho meia hora mais tarde,principalmente nos dias de funcionamento interno,voltava do almoço tarde também, ria dela pelas costas, eu só estava esperando o momento certo pra pegar minha ''carta de alforria'' (pedido de demissão) e o meu último R$ .

Em  uma bela tarde ensolarada, não voltei pro serviço,fiquei em casa ,só esperando ligar pra mim,até que teve um dia que minha mãezinha me ligou dizendo que a "Mariazinha" estava muito preocupada e que eu havia sumido de repente,ai minha mamuska disse assim pra mim : _" Filha, por que você ficou três dias sem aparecer no trabalho''? e eu respondi: _"Ai mãe, ela me trata muito mal, disse que a minha correção estava um nojo, e o salário mal dá pra faculdade"! e assustada respondeu: _"Sériooo, filha? nem parece que é assim''. e eu de saco cheio disse: _''Mas é! as aparências enganam e muitooo!" e no final da ligação ela me aconselhou para eu me explicar com a chefe e pedir logo a minha demissão,que foi por justa causa (justíssima).

Aconselho a vocês que estão lendo o post: se estiverem infelizes saiam do emprego,não se lamentem com colegas de trabalho que nem eu fazia,nem com clientes ou alunos no caso ,muito menos familiares,simplesmente SAIA! e arranje coisa melhor ( ou invista em um negócio seu).

E Assédio Moral, não é brincadeira,nem vitimização de minha parte! somos seres humanos,respeito gera respeito,por mais que erremos, inovem, descubram habilidades novas aos jovens que estão passando por isso no primeiro emprego e aos mais experientes também.

Outro conselho da Claryta: se estiver no seu primeiro emprego ou segundo sei lá, no momento da admissão procure ir sozinho, sem pai ,mãe,tio ,tia porque isso pode caracterizar insegurança e dá  a entender que pode ser "massacrado" a vontade pelo empregador ,mostrem que são independentes, maduros ,façam diferente do que fiz no primeiro emprego ,sejam autoconfiantes,não se deixem abalar,todos merecem dignidade. No meu segundo emprego,foi bem mais tranquilo aprendi bem a lição.

Enfim , isso é tudo pessoal! apenas a realidade nua e crua, não se  esqueçam de comentarem e dividirem suas opiniões, um beijo guerreiros até mais!.


  

 


6 comentários:

  1. Nossa que experiência tensa kkkk, comigo foi á mesma coisa e resisti por quase 3 anos e aprendi muita coisa com a pressão que lhe me faziam passar e depois disso prometi á mim mesmo que seria sempre justo e calmo com as pessoas em ambiente de trabalho, apesar de tudo você também aprendeu algumas coisas kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como aprendi, hein amigo! rsrsrs fico imaginando quem trabalha nesses lugares como Mc Donald`s e outros ,do tipo ,deve ser uma loucura! graças a Deus,nunca mais passei por constrangimento...

      Excluir
  2. Meu Deus, como você foi desrespeitada! Graças a Deus nunca tive problemas com patrões ou colegas de trabalho, até hoje me dou super bem com as pessoas dos meus antigos empregos! Mas super concordo com você, se alguém está infeliz onde trabalha, a melhor coisa é mesmo sair.. sei que é bem difícil encontrar emprego, mas também é muito mau a gente trabalhar em um lugar que não nos traz felicidade.. nem dá vontade de sair de casa pra ir trabalhar!

    Beijo, Míriam **

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que não colega! hoje estou muito mais esperta,sei dos meus direitos,e ninguém me assedia moralmente,só rezo pelas novatas que entram la achando que tudo vai ser ótimo (SQN).hihi

    ResponderExcluir
  4. Nossa que chato... Eu já abandonei um curso sem dar satisfação pra ninguém e me arrependi muito, eles me ligaram para voltar e quando eu voltei tinha uma roda de gente pra ficar me julgando, neste dia eu entendi que o melhor é conversar e enfrentar sem ter medo. Fugir faz parecer que não somos capazes de conversar de forma madura

    ResponderExcluir
  5. É verdade Dani!eu nunca mais vou deixar ninguém me tratar como lixo,animal... eu deveria ter conversado antes e pedido aviso prévio eu iria ter recebido um pouco pelo menos(rsrs) um beijo grande.

    ResponderExcluir